Outsourcing

Suporte para área de compras - famílias de materiais de uso geral e MRO´s usuais

  • Materiais de uso geral: materiais de escritório, informática, limpeza, segurança e outros.
  • MRO´s usuais: abrasivos, fixação, ferramentas, elétrica, manutenção.

Objetivos / benefícios:

  • Comprar de forma estruturada estas Famílias de materiais de baixo impacto nos negócios, valores não significativos e muito pulverizados em diversos fornecedores sem a devida qualificação, sendo que grande parte das compras são “spot”
  • Suprir gap’s das equipes de Compras
  • Utilizar analistas de compras especializados, com conhecimento detalhado destas Famílias e do mercado fornecedor e com grande experiência em negociações
  • Reduzir de forma significativa a carga de trabalho das equipes de compras dos clientes, já que estas Famílias representam mais de 60% do volume das compras e em torno de 10% a 15% do valor total comprado
  • Permitir que as áreas de compras dos clientes possam dar foco estratégico para as Famílias de materiais estratégicos e críticos, com maior impacto de valores, nos negócios e imagem dos clientes no mercado
  • Segmentar os itens em famílias de materiais correlatos (subcategorias, classes), de forma a permitir melhor gestão e ganhos em escala nas negociações com fornecedores
  • Selecionar os fornecedores das respectivas categorias / subcategorias com base em critérios de avaliação consistentes, deforma a garantir qualidade, prazos e preços competitivos
  • Implementar um sistema de gestão e acompanhamento das compras, de forma a garantir o cumprimento dos SLA´s acordados para fornecimento, de forma a garantir preços competitivos, ganhos de negociação e prazos de entrega
  • Implementar contratos / acordos de fornecimento para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento)
  • Implementar a gestão de contratos / acordos para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento), de forma a garantir o monitoramento e cumprimento dos SLA´s acordados

Matriz estratégica de COMPRAS – KRAJLIC – Famílias de materiais Não Críticas

Define critérios para tratamento dos Fornecedores em função do nível de risco e complexidade das categorias

  • Consórcios;
  • Coordenação central, solução local;
  • Outsourcing;
Alta  

 

 

Críticas

Garantir o abastecimento e a disponibilidade
Estratégicas Estreitar e alongar as relações

  • Melhores processos de integração;
  • Desenvolvimento de novos fornecedores;
  • Redefinição da especificação;
  • Outsourcing;
  • Compras locais;
  • Padronização;

Baixa

Não críticas Foco na padronização do produto e otimização de estoques Alavancáveis Explorar poder de compra e oportunidades de substituição
  • Consolidação de volumes;
  • Substituição;
  • Foco em redução de custo total;
Baixa Alta
Criticidades do item
(Fatores internos)

Matriz estratégica de compras

Características das Famílias de materiais Não Críticas

ITENS CRÍTICOS ITENS ESTRATÉGICOS

Consumo: C;

Valor: C

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta/ Média

Tempo Equipe Compras: 5%

Consumo: A

Valor: A

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta

Tempo Equipe Compras: 15%

 ITENS NÃO-CRÍTICOS ITENS ALAVANCÁVEIS

 

Consumo: C

Valor: C

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Baixa

Tempo Equipe Compras: 70%

 

Consumo: A/ B

Valor: A/ B

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Média

Tempo Equipe Compras: 10%

Matriz estratégica de COMPRAS

Ações estratégicas Famílias de materiais Não Críticas

PRODUTOS GARGALOS

Diminuir riscos no fornecimento SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo Desenvolvimento de Forneceodres

PRODUTOS ESTRATÉGICOS

Diminuir riscos no fornecimento SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo homologação/ Gestão Contratos

PRODUTOS NÃO-CRÍTICOS

Automatizar/ Otimizar Processos Acordos/ Contratos de Fornecimento Outsourcing/ e-Procurement

PRODUTOS ALAVANCÁVEIS

Automatizar/ Otimizar Processos Acordos/ Contratos Fornecimento Gestão de Contratos/ Renegociação

Resumo das análises

Movimentação de Compras24.734
Itens Identificados3.166
Itens Sem Fornecedores194
Fornecedores Identificados646
Período de Movimentação27/11/2012 até 22/05/2013
Valor Total CompradoR$ 5.187.471,01
Valor Total Sem Fornecedores826.214,91

Organização inicial dos dados

Reclassificação dos Itens conforme Sistema de Categorização Connemat

Categorias14
Subcategorias40
PDMs (Famílias)213
Itens excluídos da análise40

 

Observações/ Critérios:

1- Itens não cotados foram penalizados com o pior preço apresentado para o item, acrescidos de 10%.
2- Itens sem compra anterior tiveram como ‘base-line’ o menor preço apresentado da concorrência.
3- O critério de escolha dos fornecedores para iniciar a negociação foi solicitar revisão/ desconto as quatro melhores propostas globais apresentadas (penalizadas).
4- Itens que não sejam do perfil dos fornecedores, visto ser uma concorrência de materiais MRO diversos de manutenção, retiraremos da concorrência para um melhor enquadramento.
5- Para negociação final, após apuração dos descontos da R1, solicitada aos 4 melhores, julgamos como melhor negócio fechar contrato com os 3 melhores, desta forma, negociamos pontualmente os itens “A” com cada vendedor.

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