Gestão de Fornecedores: Economia e lucro
A base da organização e gestão de dados de fornecedores. Economia e lucro.
A Matriz Estratégica – Classificação de Fornecedores – Riscos
Nesta 3a. parte, apresentaremos as principais etapas que deverão ser implementadas de forma estruturada e sincronizada, de forma a permitir a construção de uma Base de Fornecedores qualificados e homologados para fornecimento das respectivas categorias de materiais e serviços, considerando como premissa básica a utilização da Matriz Estratégica das Categoriais já consolidada e com planos de ações definidos entre as áreas.
O tratamento inicial de Saneamento da Base deverá contemplar a revisão e/ou definição de critérios objetivos para a classificação dos Fornecedores de materiais e serviços cadastrados no ERP, em ATIVOS e INATIVOS, bem como para BLOQUEADOS e EXCLUÍDOS, caso aplicável.
Na 1ª etapa do Saneamento da Base devem ser identificados os Fornecedores ATIVOS e deverão ser verificados os seguintes dados para os mesmos:
- Dados Cadastrais – Os dados cadastrais dos Fornecedores deverão ser conferidos através de pesquisa aos órgãos públicos, tais como, CNPJ/CPF – Receita Federal; Inscrição Estadual – Secretária da Fazenda do Estado site SINTEGRA (quando aplicável); Inscrição Municipal, junto às respectivas Prefeituras dos municípios; Endereço Completo (Rua, CEP, etc.) na forma que constar no site da Receita Federal, para atualização no ERP; Situação do cadastro em todos os órgãos públicos (Ativo, Habilitado); Análise das divergências identificadas no cadastro atual, através da comparação entre os dados obtidos e os existentes no cadastro atual no ERP.
- Pesquisas Protestos – Deverão ser verificadas pendências no SERASA, SPC, cheques e protestos em cartório e Análise e definições para os Fornecedores com pendências identificadas.
- Análise de documentação: Contrato Social, Balanço e Relatórios Financeiros, Certidões, Certificações, Atestados, etc., incluindo o Termo de Aceite à LGPD (Lei 13.709 de 14/08/2018), conforme exigências do processo de Homologação dos Fornecedores, exemplificado no fluxo a seguir:
Na segunda etapa de construção da Base Saneada de Fornecedores deverá ocorrer a Validação da Categorização dos Materiais e Serviços cadastrados, ou seja, a respectiva vinculação das respectivas Categorias ao Vendor List de Fornecedores.
Os Fornecedores ATIVOS cadastrados deverão estar corretamente vinculados às respectivas Categorias dos Materiais e Serviços (Famílias de Fornecimento e Grupos de Mercadoria), em função da natureza dos materiais e serviços oferecidos pelos mesmos e incluídos no processo de cadastramento e homologação para a respectiva Categoria, em conformidade com Matriz Estratégica de Priorização, que deverá considerar a complexidade de aquisição (complexidade dos serviços, riscos de fornecimento), os prazos e os valores contratados para a execução dos serviços, conforme ilustrado na Matriz Estratégica de Priorização de Fornecedores por Tipo de Serviço:
Para finalizarmos esta etapa de Saneamento e Priorização da Base de Fornecedores, segue um exemplo de Check List que deverá ser adotado para garantir a correta implementação:
No próximo artigo desta séria, trataremos dos modelos de Gestão de Fornecedores. Até lá!
Paulo Nunes
Diretor Comercial
Connemat
Deixe um comentário