Qualidade e performance – Dados – ROI
Impactos da Qualidade dos dados nos resultados e
performance das empresasIndicadores de Retorno (ROI) – Parte 1
Nossa jornada para tratar deste tema se inicia pela origem, ou seja, pela falta de metodologias, processos, ferramentas especialistas, equipes multidisciplinares e atuação reativa sem foco em gestão estratégica dos dados, impactando não só a QUALIDADE E CONFIABILIDADE dos mesmos, mas todos os processos e áreas envolvidas no ciclo de abastecimento (Supply Chain) e em consequência os resultados obtidos (financeiros, compliance, governança corporativa) e credibilidade da empresa, junto ao mercado, acionistas, comunidade, entre outros.
Vamos destacar dados de pesquisas desenvolvidas junto à grandes Empresas (Top 500 – Fortune) pela Aberdeen Group, Gartner e pesquisas IOB SPED, entre outras e que destacam a relevância deste tema:
- 98% têm problemas com qualidade de dados
- 95% reconhecem o valor de soluções de saneamento de dados
- 94% pretendem investir em tecnologia para saneamento de dados em até 24 meses
- Nas pesquisas IOB SPED, 88% das empresas sentem insegurança com seus cadastros de produtos
- No Brasil o volume de compras de uma indústria representa em média de 40% do seu faturamento.
Ou seja, uma empresa que fatura R$ 300 milhões no ano, compra ao redor de R$ 120 milhões ao ano. (Grande potencial de impactos nos negócios / retornos – ROI´s)
Em nossa próxima conversa vamos tratar dos principais Indicadores de Retorno (ROI) que podem ser obtidos no desenvolvimento de iniciativas de gestão estratégica de dados mestres, com foco em garantir QUALIDADE E CONFIABILIDADE dos mesmos, ou seja, VIABILIZAR a implementação de Projetos de alto valor agregado em toda a cadeia de abastecimento (Supply Chain).
Até mais!
Paulo Zampieri Nunes
Diretor Comercial
Connemat Supply Chain
1 Comentário
Interessante artigo. Economia certa para empresa.