Apoio a Compras - Outsourcing

Suporte a compras de forma estruturada.
SUPORTE À COMPRAS PARA FAMÍLIAS DE MATERIAIS DE USO E GERAL E MRO´S USUAIS

  • Materiais de uso geral: materiais de escritório, informática, limpeza, segurança, etc.
  • MRO´s usuais: abrasivos, fixação, ferramentas, elétrica, etc.
OBJETIVOS / BENEFÍCIOS:

  • Comprar de forma estruturada estas Famílias de materiais de baixo impacto nos negócios, valores não significativos e muito pulverizados em diversos fornecedores sem a devida qualificação, sendo que grande parte das compras são “spot”
  • Suprir gap’s das equipes de Compras
  • Utilizar analistas de compras especializados, com conhecimento detalhado destas Famílias e do mercado fornecedor e com grande experiência em negociações
  • Reduzir de forma significativa a carga de trabalho das equipes de compras dos clientes, já que estas Famílias representam mais de 60% do volume das compras e em torno de 10% a 15% do valor total comprado
  • Permitir que as áreas de compras dos clientes possam dar foco estratégico para as Famílias de materiais estratégicos e críticos, com maior impacto de valores, nos negócios e imagem dos clientes no mercado
  • Segmentar os itens em famílias de materiais correlatos (subcategorias, classes), de forma a permitir melhor gestão e ganhos em escala nas negociações com fornecedores
  • Selecionar os fornecedores das respectivas categorias / subcategorias com base em critérios de avaliação consistentes, deforma a garantir qualidade, prazos e preços competitivos
  • Implementar um sistema de gestão e acompanhamento das compras, de forma a garantir o cumprimento dos SLA´s acordados para fornecimento, de forma a garantir preços competitivos, ganhos de negociação e prazos de entrega
  • Implementar contratos / acordos de fornecimento para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento)
  • Implementar a gestão de contratos / acordos para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento), de forma a garantir o monitoramento e cumprimento dos SLA´s acordados

 

MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS – KRAJLIC – Famílias de materiais Não Críticas

 

 

 

         Define critérios para tratamento dos Fornecedores em função do nível de risco e complexidade das categorias

 

 

 

 

  • Consórcios;
  • Coordenação central, solução local;
  • Outsourcing;

 

Alta

 

 

 

Críticas

Garantir o abastecimento e a disponibilidade

Estratégicas

Estreitar e alongar as relações

 

  • Melhores processos de integração;
  • Desenvolvimento de novos fornecedores;
  • Redefinição da especificação;

 

 

  • Outsourcing;
  • Compras locais;
  • Padronização;

 

Baixa

Não críticas

Foco na padronização do produto e otimização de estoques

Alavancáveis

Explorar poder de compra e oportunidades de substituição

 

  • Consolidação de volumes;
  • Substituição;
  • Foco em redução de custo total;

 

BaixaAlta

  Criticidades do item

 

(Fatores internos)

 

 

 

  MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS – Características das Famílias de materiais Não Críticas

 

ITENS CRÍTICOS ITENS ESTRATÉGICOS

Consumo: C;

Valor: C

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta/ Média

Tempo Equipe Compras: 5%

Consumo: A

Valor: A

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta

Tempo Equipe Compras: 15%

 ITENS NÃO-CRÍTICOS ITENS ALAVANCÁVEIS

 

Consumo: C

Valor: C

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Baixa

Tempo Equipe Compras: 70%

 

Consumo: A/ B

Valor: A/ B

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Média

Tempo Equipe Compras: 10%

 

MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS

 

Ações estratégicas Famílias de materiais Não Críticas

 

PRODUTOS GARGALOS

Diminuir riscos no fornecimento

SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo

Desenvolvimento de Forneceodres

PRODUTOS ESTRATÉGICOS

Diminuir riscos no fornecimento

SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo

homologação/ Gestão Contratos

 

  PRODUTOS NÃO-CRÍTICOS

Automatizar/ Otimizar Processos

Acordos/ Contratos de Fornecimento

Outsourcing/ e-Procurement

PRODUTOS ALAVANCÁVEIS

Automatizar/ Otimizar Processos

Acordos/ Contratos Fornecimento

Gestão de Contratos/ Renegociação

 

 

RESUMO DAS ANALISES

 

Movimentação de Compras24.734
Itens Identificados3.166
Itens Sem Fornecedores194
Fornecedores Identificados646
Período de Movimentação27/11/2012 até 22/05/2013
Valor Total CompradoR$ 5.187.471,01
Valor Total Sem Fornecedores826.214,91

 

 

 

ORGANIZAÇÃO INICIAL DOS DADOS

Reclassificação dos Itens conforme Sistema de Categorização Connemat

Categorias14
Subcategorias40
PDMs (Famílias)213
Itens excluídos da análise40

 

 

 

 

Observações/ Critérios:

 

 

1- Itens não cotados foram penalizados com o pior preço apresentado para o item, acrescidos de 10%.

 

2- Itens sem compra anterior tiveram como base-line o menor preço apresentado da conorrência.

 

3- O critério de escolha dos fornecedores para iniciar a negociação foi solicitar revisão/ desconto as quatro melhores propostas globais apresentadas (penalizadas).

 

4- Itens que não sejam do perfil dos fornecedores, visto ser uma concorrência de materiais MRO diversos de manutenção, retiraremos da concorrência para um melhor enquadramento.

 

5- Para negociação final, após apuração dos descontos da R1, solicitada aos 4 melhores, julgamos como melhor negócio fechar contrato com os 3 melhores, desta forma, negociamos pontualmente os itens “A” com cada vendedor.