Apoio a Compras - Outsourcing

Suporte a compras de forma estruturada.

SUPORTE À COMPRAS PARA FAMÍLIAS DE MATERIAIS DE USO E GERAL E MRO´S USUAIS

  • Materiais de uso geral: materiais de escritório, informática, limpeza, segurança, etc.
  • MRO´s usuais: abrasivos, fixação, ferramentas, elétrica, etc.

OBJETIVOS / BENEFÍCIOS:

  • Comprar de forma estruturada estas Famílias de materiais de baixo impacto nos negócios, valores não significativos e muito pulverizados em diversos fornecedores sem a devida qualificação, sendo que grande parte das compras são “spot”
  • Suprir gap’s das equipes de Compras
  • Utilizar analistas de compras especializados, com conhecimento detalhado destas Famílias e do mercado fornecedor e com grande experiência em negociações
  • Reduzir de forma significativa a carga de trabalho das equipes de compras dos clientes, já que estas Famílias representam mais de 60% do volume das compras e em torno de 10% a 15% do valor total comprado
  • Permitir que as áreas de compras dos clientes possam dar foco estratégico para as Famílias de materiais estratégicos e críticos, com maior impacto de valores, nos negócios e imagem dos clientes no mercado
  • Segmentar os itens em famílias de materiais correlatos (subcategorias, classes), de forma a permitir melhor gestão e ganhos em escala nas negociações com fornecedores
  • Selecionar os fornecedores das respectivas categorias / subcategorias com base em critérios de avaliação consistentes, deforma a garantir qualidade, prazos e preços competitivos
  • Implementar um sistema de gestão e acompanhamento das compras, de forma a garantir o cumprimento dos SLA´s acordados para fornecimento, de forma a garantir preços competitivos, ganhos de negociação e prazos de entrega
  • Implementar contratos / acordos de fornecimento para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento)
  • Implementar a gestão de contratos / acordos para as famílias da classe a (maiores impactos para valores, prazos e riscos de não atendimento), de forma a garantir o monitoramento e cumprimento dos SLA´s acordados

 

MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS – KRAJLIC – Famílias de materiais Não Críticas

 

 

 

         Define critérios para tratamento dos Fornecedores em função do nível de risco e complexidade das categorias

 

 

 

 

  • Consórcios;
  • Coordenação central, solução local;
  • Outsourcing;

 

Alta

 

 

 

Críticas

Garantir o abastecimento e a disponibilidade

Estratégicas

Estreitar e alongar as relações

 

  • Melhores processos de integração;
  • Desenvolvimento de novos fornecedores;
  • Redefinição da especificação;

 

 

  • Outsourcing;
  • Compras locais;
  • Padronização;

 

Baixa

Não críticas

Foco na padronização do produto e otimização de estoques

Alavancáveis

Explorar poder de compra e oportunidades de substituição

 

  • Consolidação de volumes;
  • Substituição;
  • Foco em redução de custo total;

 

Baixa Alta

  Criticidades do item

 

(Fatores internos)

 

 

 

  MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS – Características das Famílias de materiais Não Críticas

 

ITENS CRÍTICOS  ITENS ESTRATÉGICOS
Consumo: C;

Valor: C

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta/ Média

Tempo Equipe Compras: 5%

Consumo: A

Valor: A

Risco Fornecimento: Alto

Criticidade Processo: Alta

Tempo Equipe Compras: 15%

 ITENS NÃO-CRÍTICOS  ITENS ALAVANCÁVEIS
 

Consumo: C

Valor: C

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Baixa

Tempo Equipe Compras: 70%

 

Consumo: A/ B

Valor: A/ B

Risco Fornecimento: Baixo

Criticidade Processo: Média

Tempo Equipe Compras: 10%

 

MATRIZ ESTRATÉGICA DE COMPRAS

 

Ações estratégicas Famílias de materiais Não Críticas

 

PRODUTOS GARGALOS

Diminuir riscos no fornecimento

SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo

Desenvolvimento de Forneceodres

PRODUTOS ESTRATÉGICOS

Diminuir riscos no fornecimento

SRM & SRA/ Contratos de Longo Prazo

homologação/ Gestão Contratos

 

  PRODUTOS NÃO-CRÍTICOS

Automatizar/ Otimizar Processos

Acordos/ Contratos de Fornecimento

Outsourcing/ e-Procurement

PRODUTOS ALAVANCÁVEIS

Automatizar/ Otimizar Processos

Acordos/ Contratos Fornecimento

Gestão de Contratos/ Renegociação

 

 

RESUMO DAS ANALISES

 

Movimentação de Compras 24.734
Itens Identificados 3.166
Itens Sem Fornecedores 194
Fornecedores Identificados 646
Período de Movimentação 27/11/2012 até 22/05/2013
Valor Total Comprado R$ 5.187.471,01
Valor Total Sem Fornecedores 826.214,91

 

 

 

ORGANIZAÇÃO INICIAL DOS DADOS

Reclassificação dos Itens conforme Sistema de Categorização Connemat

Categorias 14
Subcategorias 40
PDMs (Famílias) 213
Itens excluídos da análise 40

 

 

 

INDICADORES DE RETORNO

 

Famílias: Ferramentas e Fixação

 

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Observações/ Critérios:

 

 

1- Itens não cotados foram penalizados com o pior preço apresentado para o item, acrescidos de 10%.

 

2- Itens sem compra anterior tiveram como base-line o menor preço apresentado da conorrência.

 

3- O critério de escolha dos fornecedores para iniciar a negociação foi solicitar revisão/ desconto as quatro melhores propostas globais apresentadas (penalizadas).

 

4- Itens que não sejam do perfil dos fornecedores, visto ser uma concorrência de materiais MRO diversos de manutenção, retiraremos da concorrência para um melhor enquadramento.

 

5- Para negociação final, após apuração dos descontos da R1, solicitada aos 4 melhores, julgamos como melhor negócio fechar contrato com os 3 melhores, desta forma, negociamos pontualmente os itens “A” com cada vendedor.

 

 

 

INDICADORES DE RETORNO

Famílias: MRO

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